Já que está todo mundo especulando sobre o conclave, também vou dar o meu pitaco. Não tenho fontes no Vaticano nem acompanho de perto a política dos cardeais, de modo que o leitor não encontrará aqui mais do que impressões. E impressões bem particulares, já que quem escreve é um ateu sem nenhum vínculo com nenhuma das religiões existentes e nenhum interesse na disputa que elas travam pelas almas dos fiéis.
Apesar de ateu, não sou insensível às belezas artísticas que foram realizadas sob inspiração religiosa. Não há como não maravilhar-se ao entrar na Capela Sistina, ou em várias outras salas dos museus do Vaticano. Algo parecido vale para o canto gregoriano. Não é música para ouvir todo dia, o dia inteiro, mas não há como ficar inerte diante de um “Kýrie” bem cantado.
Vou um pouco mais longe. É preciso também reconhecer os méritos da Igreja Católica na criação das primeiras universidades. É claro que no século 11 ninguém podia prever que elas se tornariam núcleos de produção de ciência, cujo paradigma materialista às vezes se choca com os ensinamentos da igreja. A tensão é real, mas de maneira nenhuma um fosso intransponível como sugerem certas narrativas forjadas no início do século 20. O desejo dos clérigos medievais de criar centros de estudo para ampliar o saber era autêntico.
Como o leitor já deve ter percebido, meu interesse pela Igreja Católica é essencialmente museológico. Nessa linha, gostaria de ver um papa “conservador” o bastante para reintroduzir a missa tridentina, em latim. Não sei como isso impactaria no arrebanhamento de fiéis, se é que impactaria, mas, como já disse, não é problema meu.
A volta do latim é a única coisa que me deixaria tentado a ficar para a missa, em vez de apenas apreciar a arquitetura e os vitrais das catedrais que visito e ir embora. É claro que, ainda assim, eu me queixaria ao papa da horrenda pronúncia eclesiástica dos padres, que imprime um sotaque italiano ao latim, corrompendo a pureza fonológica do idioma de Cícero.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.