A mobilização de moradores de Vacaria, município da Serra Gaúcha, conseguiu elucidar o sumiço de um cão comunitário e trazê-lo de volta para casa nesta segunda-feira (29).
Chamado de Negão, o cachorro desapereceu na quinta-feira (24). Os moradores da Rua Libório Rodrigues, no centro do município, logo notaram a ausência dele e foram à Polícia Civil registrar o desaparecimento.
Segundo o delegado Anderson Lima, vídeos de câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens se aproximaram do cachorro, colocaram uma corda ao redor do pescoço de Negão e o levaram para dentro de um veículo da prefeitura.
Os homens que aparecem no vídeo, que são servidores municipais, bem como o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Pedroso, foram exonerados nesta segunda-feira.
Segundo a prefeitura, a dupla teria recebido de Pedroso a instrução de recolher o animal após denúncias de que ele seria agressivo. Também disseram que, após recolher Negão, teriam levado o animal até uma pessoa, que o abandonou. Esse outro envolvido também está sendo investigado.
“Essa pessoa que pegou o Negão é a mesma pessoa que estava reclamando dele. O que parece é que a intenção dele era levar o cachorro para um local bem longe, no município vizinho, e aí certamente ele não voltaria” – diz o delgado.
O secretário, os servidores exonerados e a pessoa que teria recebido e abandonado o animal podem ser responsabilizados por maus-tratos contra animais.
Os moradores negam qualquer comportamento agressivo de Negão.
O bichinho foi encontrado nesta segunda-feira, caminhando às margens de uma rodovia em São José dos Ausentes, a cerca 100 km de onde vivia. Uma pessoa que soube do desaparecimento devido à mobilização dos moradores entrou em contato com a Brigada Militar, que confirmou que se tratava de Negão. A equipe foi até o local para buscá-lo.
No retorno à Vacaria, Negão foi recebido com festa pelos moradores. Segundo a Oscip Amigo do Bicho, ele era o animal de uma pessoa que foi presa e, a partir disso, se tornou comunitário.

Negão agora está com uma moradora da rua que já cuidava dele. O cão deve passar a noite na casa da cuidadora, mas manter sua rotina normal ao longo dia, com passeios pela cidade. Um dos locais visitados diariamente é uma loja, onde até ganhou crachá de “funcionário do mês”.