Com 980 kg, aeronave híbrida Sigma vai rivalizar com helicópteros particulares que operam em áreas residenciais
A startup AltoVolo, sediada em Londres, revelou detalhes do seu primeiro modelo de eVTOL. A aeronave híbrida-elétrica terá capacidade para três pessoas, alcance de 821 km e velocidades de cruzeiro de até 354 km/h, com 80% menos ruído do que um helicóptero.
Por enquanto, Sigma é uma promessa em renderizações 3D. Os testes de voo do protótipo já foram concluídos e a empresa está construindo um demonstrador em escala real. A lista de espera para pedidos antecipados será aberta em julho.
O foco é rivalizar com helicópteros particulares que operam em áreas residenciais, e não serviços de táxi aéreo, como o elétrico Midnight, da Archer Aviation, ou o demonstrador de célula de combustível de hidrogênio da Joby.

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Por dentro do Sigma
Desempenho:
- Tempo de voo pairado: 15 minutos
- Carga útil: 270 kg
- Velocidade de cruzeiro: 354 km/h
- Velocidade máxima: 475 km/h
- Alcance híbrido: 827 km
- Alcance somente elétrico: 427 km
- Nível estimado de ruído na decolagem: 65-70 dB(A) a 100 m
- Teto de voo: 3.050 m (10.000 pés)
Dimensões:
- Peso máximo de decolagem: 980 kg
- Comprimento: 4.050 mm
- Largura: 4.800 mm
- Largura compacta: 2.280 mm
- Altura total: 1.580 mm
Segurança:
- Abertura do paraquedas balístico a 15 metros
- Estabilidade do vetor de empuxo
- Sistema de controle com redundância tripla

Design inovador
O design e a engenharia do Sigma foram validados pelo Dr. Richard E Brown, da Sophrodyne Aerospace, empresa líder em aerodinâmica. Os sistemas de voo autônomo são fornecidos pela Embention, a empresa espanhola que fornece controladores de voo certificados para a Amazon Prime Air.
Segundo a AltoVolo, o Sigma não se parece com nenhum eVTOL atualmente no mercado. O projeto prioriza uma aeronave ultracompacta, com “silhueta limpa” que redefine os limites do voo vertical, nas palavras da startup.
Os conceitos de aerodinâmica aqui explorados pretendem “ alavancar a alta capacidade de explosão das baterias para decolagem e pouso verticais e a densidade de energia do combustível líquido para voos de longo alcance”.
Além disso, a aeronave será pequena o suficiente para pousar em calçadas, telhados ou iates. A empresa diz que a missão é “tornar o voo parte da vida cotidiana”, sem depender da “infraestrutura pública ou espera por políticas de planejamento urbano para se atualizarem”.

Colaboração para o Olhar Digital
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.