Aracaju
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) pediu à Globo e a outros detentores dos direitos de transmissão que não chamem o novo Mundial de Clubes de “Supermundial” ou apenas de “Mundial de Clubes”.
Assim como o torneio de seleções, a Fifa diz que o evento deve ser tratado como “Copa do Mundo“. É essa a marca que a entidade deseja reforçar e, por isso, solicitou a ajuda da emissora para que a nomenclatura pegue junto ao público brasileiro.
Segundo a coluna apurou, a entidade notou que fãs de futebol nas redes sociais usam os nomes informais com muito mais facilidade, o que incomoda do posto de vista comercial.
A Globo já vem usando o termo Copa do Mundo para divulgar o evento em suas transmissões esportivas. A orientação foi vista no clássico entre Palmeiras e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro, no último domingo (11), por exemplo.
No jogo, inclusive, aconteceu algo curioso: ainda no primeiro tempo, o narrador Luís Roberto chamou o torneio de Mundial. Logo em seguida , ele se corrigiu e usou o termo pedido pela Globo: “Copa do Mundo de clubes”.
Ao todo, os 32 clubes participantes, de todas as seis federações, disputarão 63 partidas, das quais o SporTV transmitirá pelo menos 40 e a Globo, na TV aberta, pelo menos 25. Esse número pode crescer caso haja necessidade.
Todos os jogos permanecerão disponíveis globalmente pelo streaming DAZN, conforme o acordo firmado entre a plataforma e a Fifa em dezembro. A Cazé TV, via YouTube, vai mostrar 39 partidas.
Embora os detalhes financeiros do acordo não tenham sido anunciados publicamente, o DAZN está pagando cerca de US$ 1 bilhão (R$ 6 bilhões) para a Fifa pelos direitos mundiais do torneio de clubes.
O novo Mundial de Clubes de 2025 está marcado para acontecer entre os dias 15 de junho e 13 de julho. Os 32 times foram distribuídos em oito grupos, com os dois melhores de cada avançando às oitavas para o mata-mata em jogo único.
Entre os times brasileiros confirmados estão Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Fluminense. Gigantes do futebol europeu, como Real Madrid, Chelsea, Atlético de Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Inter de Milão e Paris Saint-Germain, também participarão da competição.