Pular para o conteúdo

Farmacêuticas ‘correm’ para criar comprimidos para perda de peso

As empresas do setor correm contra o tempo para criar o que seria o primeiro tratamento oral para a perda de peso do mundo

(Imagem: KK Stock/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

A indústria farmacêutica tem investido pesado no desenvolvimento de remédios para a perda de peso. Um dos mais famosos é o Ozempic, da Novo Nordisk. No entanto, outras empresas trabalham para apresentar novas opções em breve.

A principal aposta é a criação de medicamentos orais, administrados via comprimidos e com a promessa de serem mais eficazes. Uma disputa bastante acirrada e que parece ter (pelo menos até o momento) um vencedor claro.

Alguns projetos têm sido mais promissores do que outros

  • Nos últimos dias, a Pfizer divulgou um comunicado anunciando que vai abandonar o seu projeto devido a preocupações com a toxicidade hepática após a análise dos dados do estudo de Fase III.
  • Não foram divulgados maiores detalhes, mas sabe-se que um participante apresentou um número elevado de enzimas no fígado após tomar o remédio danuglipron.
  • Apesar do revés, a farmacêutica garante que seguirá trabalhando para criar novos remédios para perda de peso.
  • Já a Eli Lilly disse que os testes de Fase III do orforglipron foram um sucesso.
  • Em comunicado, a empresa disse que os pacientes apresentaram uma redução média de 8% de seu peso corporal.
  • Ainda faltam algumas análises, mas espera-se que o medicamento possa ser liberado para uso no ano que vem.
Farmacêuticas correm contra o tempo para criar futuro Ozempic (Imagem: Alones/Shutterstock)

Leia mais

Wegovy é esperança para combater a obesidade

A liderança nesta corrida, no entanto, é da Novo Nordisk. A farmacêutica é a responsável pelo Ozempic e está na dianteira quando o assunto é o desenvolvimento de um comprimido para a perda de peso de pacientes.

Nos últimos dias, a empresa teve aceito um pedido de revisão de seu estudo de Fase III pela Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos. Isso significa que o uso do Wegovy está mais perto de ser liberado, o que pode acontecer nos próximos meses.

Pessoa colocando comprimidos em cima de sua mão esquerda
Ideia é criar medicamentos de uso oral para a perda de peso (Imagem: Kmpzzz/Shutterstock)

A droga foi testada durante um período de 64 semanas e apresentou resultados positivos de segurança e eficácia. No total, 307 pessoas com sobrepeso ou obesidade receberam um comprimido diário no que seria o primeiro tratamento oral para a perda de peso do mundo.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.