Ao programa InfoMoney Entrevista, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que está prestes a sair do PSDB. “Temos uma boa conversa com o PSD e é uma possibilidade à luz. De alguma forma, é o PSDB que está nos deixando, no formato que se apresentou para o Brasil. Eu estou há 24 anos filiado [ao PSDB], foi meu único partido”, afirmou. O PSDB está em processo de fusão com o Podemos.
Segundo Leite, o PSD vem sendo destino de vários ex-tucanos porque “boa parte dos membros” desse partido têm “uma visão de mundo muito semelhante ao que o PSDB sempre buscou”. A decisão sobre mudar de partido, afirmou o governador, “estará suficientemente madura nos próximos dias”.
O InfoMoney apurou que Leite pretende resolver o assunto antes de viajar em missão a Nova York. Ele embarca na sexta-feira (9). Nesse começo de semana, o político passou dois dias em São Paulo, onde mora o ex-ministro Gilberto Kassab, fundador e presidente do PSD.
O governador pondera que ainda precisa conversar com aliados antes de bater o martelo. “Tem muita gente que nos acompanha, deputados, prefeitos, eu tenho uma responsabilidade com as forças políticas locais e esse diálogo eu estou intensificando nesses dias para muito em breve poder apresentar uma decisão”, acrescentou.
Pretensão presidencial
Questionado sobre uma possível candidatura presidencial, Leite reconhece que sim, está nos planos dele.

“Quando eu sento para conversar sobre o meu destino político, estou discutindo também a construção de uma candidatura presidencial. Eu tenho uma aspiração pessoal, tenho disposição e me sinto preparado para liderar uma candidatura. Mas eu não coloco a minha aspiração pessoal à frente de um projeto de país”, afirma
A íntegra do programa InfoMoney Entrevista vai ao ar nesta quinta-feira (8) no YouTube.
