Pular para o conteúdo

Corda, metal e coro – 06/05/2025 – Música em Letras

O percussionista, compositor e arranjador Caíto Marcondes terá usa obra interpretada pelo Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, nesta quinta-feira (8), às 20h, na Praça das Artes, na Sala do Conservatório, com a participação especial do trombonista François Lima.

O Música em Letras conversou com Marcondes que antecipou, em palavras, o som que irá rolar na Sala do Conservatório com cordas, metal e couro.

“Quando se pensa em uma formação camerística que soe como uma orquestra, o quarteto de cordas se impõe, por sua versatilidade e sonoridade única. Minha ideia de adicionar um metal foi trazer brasilidade e potência timbrística ao conjunto. Neste concerto, contando com a altíssima qualidade do Quarteto da Cidade de São Paulo e da participação especial de François Lima ao trombone, minhas composições e arranjos tomam vida própria na preciosa interpretação desses grandes músicos.”

Sobre o repertório do concerto, Marcondes disse ser uma mostra de seus trabalhos, desde 1995, para essa formação, cuja primeira gravação, nos Estados Unidos contou com a participação do trombonista François Lima. “Além de três composições inéditas, escritas recentemente para o Quarteto da Cidade. Necessário dizer que a minha admiração pelo trabalho de Betina Stegmann [violino], Nelson Rios [violino], Marcelo Jaffé [viola] e Rafael Cesário [violoncelo] já vem de muito tempo e só fez crescer”, disse o percussionista.

Alguns arranjos para canções de grandes compositores brasileiros como Tom Jobim (1927-1994), Edu Lobo e Dominguinhos (1941-2013) também fazem parte do programa. Entre eles, os escritos para “Ponteio”, de Edu Lobo e Capinam, “Lamento Sertanejo”, de Dominguinhos e Gilberto Gil, “Upa Neguinho”, de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri e “Passarim”, do mestre Tom Jobim.

“É por meio desses arranjos que reafirmo meu compromisso com a nossa cultura e a fusão das chamadas música erudita e popular, que é uma característica do meu trabalho desde sempre. Já a minha participação na percussão, reforça minhas origens e o fascínio pela música espontânea do nosso país”, disse o artista.

Esta é uma excelente oportunidade para se conhecer mais sobre este artista, sua obra e um grupo de exímios instrumentistas executando música de alta qualidade.

Bom concerto!

QUARTETO TOCA CAÍTO MARCONDES

ARTISTAS Quarteto da Cidade de São Paulo, Betina Stegmann (violino), Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Rafael Cesário (violoncelo); Caíto Marcondes (percussão); e François Lima (trombone)

QUANDO Quinta-feira (8), às 20h

ONDE Espaço Praça das Artes, Sala do Conservatório, av. São João, 281, Centro histórico de São Paulo, tel. (11) 3367-7200 ou (11) 3367-7201

QUANTO R$ 35 (inteira)


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.