Pular para o conteúdo

Alesp e governo criam grupo para reduzir vetos de Tarcísio – 03/05/2025 – Painel

Em um esforço para reduzir a quantidade de vetos do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aos projetos de leis dos deputados estaduais, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL), criou um grupo de trabalho com o Executivo para ajustar as propostas que serão levadas ao plenário.

De acordo com Prado, a iniciativa busca identificar eventuais vícios de iniciativa e, com isso, reduzir a incidência de vetos por parte do Executivo. Pelo lado do governo, participa a Casa Civil.

Prado também solicitou à Secretaria Geral da Alesp um estudo sobre os vetos, com a finalidade de analisar a relevância de cada proposta e verificar, por exemplo, se algumas delas já foram contempladas por outra legislação.

Levantamento feito pela Folha em janeiro deste ano mostra que Tarcísio chegou ao final da primeira metade do seu mandato como recordista de vetos na Alesp. Entre 2023 e 2024, o governador vetou 200 projetos aprovados pelo Legislativo, sendo 145 vetos totais e 55, parciais.

Atrás dele, segundo o levantamento, estão Geraldo Alckmin, com 128 vetos em 2011 e 2012, e João Doria, responsável por 116 vetos em 2019 e 2020.

Na ocasião, a Casa Civil disse à Folha que os vetos se dão por razões técnicas e legais, geralmente com dispositivos em desacordo com as normas constitucionais ou contrariedade ao interesse público.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.