Pular para o conteúdo

Ações da BP sobem após notícia de que a Shell estaria avaliando aquisição

As ações da BP subiram nesta segunda-feira (5) depois que a Bloomberg informou que a Shell está trabalhando com consultores para avaliar uma possível aquisição de sua rival britânica.

Os recibos de depósito americanos da BP aumentaram 1,9%, alcançando US$ 28,64 às 9h33 em Nova York. A Bolsa de Valores de Londres está fechada na segunda-feira devido a um feriado bancário, enquanto outros grandes produtores de petróleo listados nos EUA registraram quedas, acompanhando a baixa nos preços do petróleo.

Nas últimas semanas, a Shell discutiu com seus consultores a viabilidade e os méritos de uma aquisição, embora esteja aguardando novas quedas nos preços das ações e do petróleo antes de decidir se irá avançar com uma oferta, segundo fontes próximas ao assunto, que pediram anonimato devido à natureza confidencial das informações.

Continua depois da publicidade

Uma fusão bem-sucedida entre Shell e BP seria uma das maiores aquisições da história da indústria do petróleo, unindo as icônicas empresas britânicas em um negócio que tem sido discutido intermitentemente por décadas. As duas empresas, que já foram rivais próximas com tamanho, alcance e influência global semelhantes, tomaram rumos diferentes nos últimos anos.

As ações da BP perderam quase um terço de seu valor nos últimos 12 meses, em grande parte devido a um plano de recuperação que não teve sucesso entre os investidores, além da queda dos preços do petróleo.

A BP tem enfrentado um desempenho prolongado abaixo do esperado, em parte devido à estratégia de zero emissões adotada pelo ex-CEO Bernard Looney. Seu sucessor, Murray Auchincloss, anunciou uma reavaliação em fevereiro que incluiu um retorno ao foco no petróleo, cortes nas recompra trimestral de ações e promessas de venda de ativos.

Continua depois da publicidade

Os investidores estão ficando impacientes. A empresa ativista Elliott Investment Management tornou pública sua participação de 5% na BP e está pressionando a companhia a considerar medidas mais transformadoras.

As discussões sobre a aquisição estão em estágios iniciais, e a Shell pode optar por se concentrar em recompra de ações e aquisições menores, em vez de uma megafusão, de acordo com as fontes. Outras grandes empresas de energia também estão avaliando a possibilidade de fazer uma oferta pela BP.

“Como dissemos muitas vezes antes, estamos focados em capturar valor na Shell, priorizando desempenho, disciplina e simplificação”, afirmou um porta-voz da Shell em uma declaração por e-mail. Um representante da BP se recusou a comentar.

Continua depois da publicidade

© 2025 Bloomberg L.P.