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Governo dos EUA realmente quer dividir negócios de anúncios do Google

Após condenação por monopólio, Departamento de Justiça propõe venda de ferramentas publicitárias; Google planeja recorrer

Imagem: Serhii Yevdokymov/Shutterstock

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O Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) sugeriu que o Google deveria vender dois de seus principais negócios de publicidade digital — o AdX e a plataforma DFP — para resolver questões de monopólio, após uma decisão judicial que reconheceu práticas anticompetitivas por parte da empresa.

Segundo o parecer judicial de abril, o Google obteve e manteve ilegalmente domínio sobre o mercado de trocas de anúncios, prejudicando a concorrência. As informações são do Wall Street Journal.

Departamento de Justiça pressiona por venda

  • O DoJ propôs a venda imediata do AdX, um mercado de anúncios online, e da DFP, plataforma usada por editores, sob supervisão de um administrador judicial.
  • O Google, por sua vez, rejeitou a proposta, alegando que a alienação seria tecnicamente inviável, pois suas plataformas dependem da infraestrutura própria da empresa.
  • A gigante da tecnologia sugeriu medidas alternativas, como permitir que servidores concorrentes tenham acesso aos lances em tempo real do AdX, e se mostrou aberta à supervisão por três anos.
Propostas do governo são extremas, alega o Google, que defende soluções técnicas para corrigir distorções (Imagem: Sergei Elagin / Shutterstock.com)

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Google se posiciona contra alienação de suas plataformas publicitárias

A vice-presidente de assuntos regulatórios do Google, Lee-Anne Mulholland, afirmou que a proposta da empresa atende às preocupações legais e criticou o pedido de venda como excessivo e prejudicial ao setor.

A juíza Leonie Brinkema declarou que o domínio do Google no mercado de anúncios digitais viola as leis antitruste dos EUA, impactando negativamente anunciantes e consumidores.

escritório do google em londres google
Google sugere medidas alternativas e alega que alienação de plataformas de anúncios como AdX e DFP não seria tecnicamente viável (Imagem: daintyshot / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.